De acordo com o escritor G. Polya, cientista matemático e
professor, a resolução de problemas de matemática abrange quatro fases: 1º
fase: Compreender o problema, isto é, perceber de forma clara o que está sendo
solicitado, definindo a incógnita; 2º fase: Identificar os
dados/condicionantes, e quais as relações destes com a incógnita definida na 1ª
fase, estabelecendo um plano para resolução; 3ª fase: Executar o plano
estabelecido na 2ª fase; 4ª fase: Fazer um retrospecto da resolução, se
possível testando os resultados. Subtrair qualquer uma destas fases, provocará
consequências indesejáveis na busca de soluções. No principio, talvez seja
lento o processo de elaboração de cada uma delas. Entretanto, você observará
que a prática possibilitará a transposição de uma para outra fase de modo tão
natural tal qual o modo como respiramos: sem esforços adicionais. Deste modo,
faz-se necessário, além do conhecimento matemático(conceitos,teoremas, etc.),
uma boa capacidade de leitura de interpretação de texto. Verifica-se, portanto,
que a matemática não pode se dissociar da linguagem com seus significados e
símbolos. Aprimore suas leituras, explorando as diversas formas em que a mesma
se apresenta(textos, gráficos, figuras, etc.), pois assim, desenvolverá suas
habilidades na resolução de problemas. Pense nisto e bons estudos!
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